O Barberio da Net: Esculturas ao vento

Esculturas ao vento




Vários artistas não se limitam a fazer esculturas apenas para expressar suas idéias através de imagens, mas também através de movimentos.

Então porque não usar uma energia constante e livre de impostos para movimentá-las ?!

Kinetic Art ou Arte cinética é uma arte que contém partes móveis para produzir o seu efeito. Essas partes são geralmente movidas pelo vento, por um motor, ou do ponto de vista do observador cria o efeito na imagem quando este se move. Arte cinética abrange uma grande variedade de técnicas e estilos ( Ver mais em http://en.wikipedia.org/wiki/Kinetic_art  ( em ingrêis ).

Mas nesta postagem irei apenas mostrar algumas esculturas cinéticas que trabalham com o vento.


Esta é uma escultura cinética feita por Anthony Howe, observem seu efeito constante, da até a impressão de estar viva ! 
(momento: porra eu estou engajado em um pensamento artístico!)




Uma das esculturas cinéticas de um parque do extremo oeste de Melbourne ( Austrália )
Dica: Tentem ficar observando esta uma quando estarem chapados !!!






Mas este tipo de arte com os ventos não se limitam apenas ao movimento, aqui está um exemplo de uma gigante "Árvore" feita de tubos de metal:


Quando o vento passa por entre os tubos, dar-se-à um efeito ... ( dar-se-à fica correto aqui ?!?!?!) de flautas, que pode ser ouvido a quilômetros de distância.
Esta obra de arte pode ser encontrada em Crow Point, Burnley (uma cidade do condado inglês de Lancashire no Reino Unido).
Também é uma das poucas esculturas a terem ganho o Prêmio Real de Arquitetura Britânica


Só por curiosidade, ja vi uma Sítara sendo tocada também com o vento, mas não consegui achar o vídeo, quem se interessar e puder encontrar deixe um comentário.



Na minha opinião, a melhor escultura de todas vêm agora.
Theo Jansen é O Escultor Alemão que deu o termo Kinetic às esculturas. Ele teve a incrível idéia de construir não apenas uma escultura que se move ao vento como as anteriores, mas que anda literalmente, de uma forma que as forças da natureza e a tecnologia se encontram. Confiram !!



Uma fraze dita por T. Jansen foi: "the wall between arts and engineering exist only in our minds" ... ok, agora aportuguezando: "A barreira entre a arte e a engenharia só existe em nossas mentes".
Este é um bom conselho para quem acredita que uma pessoa só pode se especializar em uma das área das ciências sem poder compreender a fundo ou criar algo diferente de sua área ao qual foi especializado.






Share/Bookmark

0 Reclamações:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails