O Barberio da Net: Balística

Balística

Balística é a ciência que estuda o movimento dos projéteis, especialmente das armas de fogo, seu comportamento no interior destas e também no seu exterior, como a trajetória, impacto, marcas, explosão, etc., utilizando-se de técnicas próprias e conhecimentos de física e química, além de servir a outras ciências.
Pode-se analisar o movimento de balística como uma composição de movimentos. Desconsiderando forças de carater dissipativos, na vertical, o projétil está exposto a um movimento retilíneo uniformemente variado em decorrência da aceleração da gravidade. Na horizontal, o projétil está exposto a um movimento uniforme uma vez que não há aceleração na horizontal. Apesar de tudo, a balística é uma ciência tudo menos linear, com inúmeras variáveis....
Fonte: Wikipedia

....BLA BLA BLA... Agora traduzindo.

Se você comparar 2 objetos de mesmo tamanho ( com escessão de objetos resistentes ao ar Ex. Folha de Papel ou Pena ) e um simplismente é deixado cair de uma base fixa, e outro é lançado horizontalmente dessa base, ambas sempre chegarão no chão ao mesmo tempo .

Para se obter uma maior distancia de lançamento é deve se considerar 2 fatores, a força do disparo e o atrito ( resistencia do ar modificada pela forma do objeto a ser disparado). Se não houvesse atrito o ideal para a maior distancia seria o ângulo de 45º, mas como não é o nosso caso, a maior distancia a ser alcançada é com o ângulo de 30º, à partir disso começa a deminuir a distancia.




Enfim o Atirador neste vídeo teve de calcular a velocidade e direção do vento e a distância para se regular corretamente a altura do disparo. Se fosse atirado em linha reta apontando-se no meio da melancia, provavelmente o capacete seria rachado em 2. Mas pela sorte do Japa Kenga Louco, o atirador conhecia as regras de balística.


Share/Bookmark

0 Reclamações:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails